• Serviços de recapacitação dos barramentos 69KV com utilização de Técnicas de “Linha-viva” - TLE - ATLAS ENERGIAS



    Serviços de recapacitação dos barramentos aéreos (02BP e 02BA) em 69KV, nos trechos Paratinga (02C2) , Igaporã/Riacho de Santana (02C1), Malhada (02M1) e Bom Jesus da Lapa (02M2) na SE BOM JESUS DA LAPA, de propriedade da  CHESF, com utilização de Técnicas de “Linha-viva” - TLE

    Foram executados os serviços de duplicação nos barramentos  69KV (02BP/02BA), nos trechos Paratinga (02C2) , Igaporã/Riacho de Santana (02C1), Malhada (02M1) e Bom Jesus da Lapa (02M2)  na SE BOM JESUS DA LAPA, conforme especificações fornecidas, foram realizadas as seguintes etapas:

    1 - PROJETO EXECUTIVO ELETROMECÂNICO

    Execução de Projeto de Recondutoramento dos barramentos de 69 kV, principal e auxilar, nos trechos onde são encabeçadas as linhas Paratinga (02C2) , Igaporã/Riacho de Santana (02C1), Malhada (02M1) e Bom Jesus da Lapa (02M2), composto de Arranjo geral do pátio de 69 kV – Planta, Cortes e Detalhes com lista de material.


    2 - FORNECIMENTO DE CABOS, FERRAGENS, CONECTORES E ACESSÓRIOS

    A partir do Projeto Executivo Eletromecânico, serão fornecidos os itens necessários para a duplicação e conexão do novo barramento.
    Entre os itens fornecidos podemos citar:
    Parafusos, Conectores, Manilhas, Isoladores, Duplicadores, Grampos de Ancoragem, cabo Alumínio CAA, tipo RAIL, 954 MCM e acessórios; tudo conforme Projeto Executivo Eletromecânico aprovado.
    SERVIÇOS DE RECAPACITAÇÃO DE BARRAMENTO, COM TLE – TRECHO IGAPORÃ - PARATINGA.



    3 - DUPLICAÇÃO DE BARRAMENTO COM TÉCNICAS DE LINHAS ENERGIZADA

     SERVIÇOS DE RECAPACITAÇÃO DE BARRAMENTO, COM TLE – TRECHO IGAPORÃ - PARATINGA.

       RECAPACITAÇÃO -  02BA

    Solicitação ao ONS / CHESF da Barra 02BA desenergizada e isolada.

    Desconexão dos pulos que interligam a 02BA com os barramentos dos trechos em sequência, para evitar a indisponibilidade da barra durante os serviços;

    Desconexão dos pulos das chaves by-pass (tipo 6) das linhas 02C2 e 02C1 com 02BA.

    Montagem dos Equipamentos isolantes (Andaimes e Escadas)

    Em seguida, realiza-se a instalação das novas ferragens (de duplicação);

    Instalação de um dos lados do cabo novo;

    Retirada do cabo antigo;

    Instalação do outro lado do cabo novo;

    Depois, realiza-se a retirada dos materiais isolantes e desloca-se todo o conjunto para a fase seguinte e se repetem os procedimentos.

    Ao final solicita-se novamente, ao ONS / CHESF, a Barra 02BA desenergizada e isolada, para reconexão dos pulos de interligação dos trechos e das chaves by-pass (tipo 6).



        RECAPACITAÇÃO - 02BP


    Solicitação ao ONS / CHESF que uma das linhas esteja desenergizada (isolada) e a outra transferida pelo 02BA.

    Solicitar 02BP energizado a operação e realizar a desconexão dos pulos que interligam a BP com os barramentos dos trechos em sequência, com utilização de técnicas de Linha Energizada - TLE, para liberação do trecho e da barra durante os serviços;

    Com o trecho desenergizado, realizar a desconexão dos pulos das chaves de barramento (tipo 4) das linhas 02C2 e 02C1 com 02BP, inclusive os trechos transversais.

    Montagem dos Equipamentos isolantes (Andaimes e Escadas)

    Em seguida, realiza-se a instalação das novas ferragens (de duplicação);

    Instalação de um dos lados do cabo novo;

    Então, executa-se a Retirada do cabo antigo;

    Depois, Instalação do outro lado do cabo novo;

    Logo após, realiza-se a retirada dos materiais isolantes e desloca-se todo o conjunto para a fase seguinte e se repetem os procedimentos.

    Realizar a reconexão dos pulos das chaves de barramento (tipo 4) das linhas 02C2 e 02C1 com 02BP, inclusive os trechos transversais.

    Ao final solicita-se a Barra 02BP energizada, para reconexão dos pulos de interligação dos trechos.

    SERVIÇOS DE RECAPACITAÇÃO DE BARRAMENTO, COM TLE – TRECHO MALHADA – BOM JESUS DA LAPA.

       RECAPACITAÇÃO -  02BA

    Solicitação ao ONS / CHESF da Barra 02BA desenergizada e isolada.

    Desconexão dos pulos que interligam a 02BA com os barramentos dos trechos em sequência, para evitar a indisponibilidade da barra durante os serviços;

    Desconexão dos pulos das chaves by-pass (tipo 6) das linhas 02M2 e 02M1 com 02BA.

    Montagem dos Equipamentos isolantes (Andaimes e Escadas)

    Em seguida, realiza-se a instalação das novas ferragens (de duplicação);

    Instalação de um dos lados do cabo novo;

    Retirada do cabo antigo;

    Instalação do outro lado do cabo novo;

    Depois, realiza-se a retirada dos materiais isolantes e desloca-se todo o conjunto para a fase seguinte e se repetem os procedimentos.

    Ao final solicita-se novamente, ao ONS / CHESF, a Barra 02BA desenergizada e isolada, para reconexão dos pulos de interligação dos trechos e das chaves by-pass (tipo 6).

        RECAPACITAÇÃO - 02BP

    Solicitação ao ONS / CHESF que uma das linhas esteja desenergizada (isolada) e a outra transferida pelo 02BA.

    Solicitar 02BP energizado a operação e realizar a desconexão dos pulos que interligam a BP com os barramentos dos trechos em sequência, com utilização de técnicas de Linha Energizada - TLE, para liberação do trecho e da barra durante os serviços;

    Com o trecho desenergizado, realizar a desconexão dos pulos das chaves de barramento (tipo 4) das linhas 02M2 e 02M1 com 02BP, inclusive os trechos transversais.

    Montagem dos Equipamentos isolantes (Andaimes e Escadas)

    Em seguida, realiza-se a instalação das novas ferragens (de duplicação);

    Instalação de um dos lados do cabo novo;

    Então, executa-se a Retirada do cabo antigo;

    Depois, Instalação do outro lado do cabo novo;

    Logo após, realiza-se a retirada dos materiais isolantes e desloca-se todo o conjunto para a fase seguinte e se repetem os procedimentos.

    Realizar a reconexão dos pulos das chaves de barramento (tipo 4) das linhas 02M2 e 02M1 com 02BP, inclusive os trechos transversais.


    Ao final solicita-se a Barra 02BP energizada, para reconexão dos pulos de interligação dos trechos.










  • 0 comentários:

    Postar um comentário